O Projeto Orla
O Projeto Orla é uma política de Estado com uma metodologia de planejamento integrado que visa à racionalização e à articulação das políticas públicas das três esferas de governo com o protagonismo dos municípios na elaboração do PGI. Seu foco é o planejamento da orla, por meio do Plano de Gestão Integrada (PGI).
É uma ação integrada do Governo Federal que busca otimizar o ordenamento e as atividades nos espaços costeiros.
O Programa Orla de Maceió
Em 2017, Maceió aderiu ao Termo de Adesão a Gestão de Praias Marítimas Urbanas (TAGP) da União Federal, com o objetivo de melhorar a gestão das praias urbanas, promovendo o uso racional, qualidade ambiental e urbanística. Com a adesão ao TAGP o município se comprometeu com a elaboração do PGI para qualificar esse território tão importante.
O PGI será o novo instrumento de gestão da orla e deve ser elaborado de acordo com a Metodologia do Projeto Orla. Serão realizadas oficinas de planejamento participativo, consultas públicas, audiência pública e reuniões complementares, envolvendo gestores, pesquisadores, moradores e empresários locais.
O objetivo do Programa Orla de Maceió é implementar a gestão integrada da orla, promovendo o turismo responsável, desenvolvimento sustentável do município e criando espaços adequados para o bem-estar dos cidadãos locais.
Área de trabalho: a orla marítima de Maceió
O nosso Programa abrange toda a extensão da orla marítima da capital, do Pontal da Barra até Ipioca. Seguindo a metodologia do Projeto Orla, foram estabelecidas 03 (três) Unidades de Planejamento distintas:
- UP 01 - Unidade de Planejamento 01 - do Pontal a Jaraguá;
- UP 02 - Unidade de Planejamento 02 - da Pajuçara até Jacarecica
- UP 03 - Unidade de Planejamento 03 - de Guaxuma à Ipioca.